Filmes
Clóvis Leite da Costa NETO1
Julio SCWHANTZ2
(Falta colocar o nome do professor orientador |?|)
Universidade Potiguar, Natal, RN
RESUMO
O intuito do presente trabalho é problematizar a temática da redução da maioridade penal, articulando com a precariedade que se encontra o sistema socioeducativo do Rio Grande do Norte, visando a propagação da informação sobre esta discussão de forma crítica e reflexiva. A partir desse norte construiu-se o roteiro que serviu como disparador para a produção de um documentário que tentar dar conta dessas questões, e de todas essas subjetividades.
PALAVRAS-CHAVE: documentário; maioridade; penal; redução; roteiro.
Introdução
O documentário trata de nosso tempo, o tempo em que vivemos agora. A pós-modernidade e a contemporaneidade são referências temporais de nossa vida atual, estamos imersos em todas as nuances desse tempo, e sujeitos a tudo que ele nos demanda. O documentário pretende-se como um retrato reflexivo dessa época; um documento que esteja atrelado e represente o momento de agora compartilhado por todos nós no que diz respeito à questão da redução da maioridade penal. Atualmente, a internação masculina (desde agosto de 2012) e a semiliberdade da capital estão interditadas por problemas de infraestrutura e, sendo assim, os adolescentes em privação de liberdade são enviados para Mossoró e Caicó para o cumprimento da medida, violando o direito à convivência familiar e comunitária; há relatos de abusos por parte dos policiais militares com os adolescentes, como verdadeiros atos de tortura; os locais são insalubres; altos índices de medicalização dos adolescentes; os adolescentes foram e são assassinados em cumprimento de medida socioeducativa, ou seja, sob a tutela do Estado.
A ideia inicial para dar conta de tal questão é partir de uma análise implicada e vivencial da escuta das diferentes vozes reais e virtuais, que frequentam e