Nutrição
Tema: Nutrição
Novembro 2012
Nutrição
I – Caracterização dos Principais Nutrientes
Breve introdução
O que são os nutrientes?
Os nutrientes são uma substância usada pelo metabolismo de um organismo, que pode ser adquirido a partir do meio envolvente. Os organismos não autotróficos adquirem os nutrientes geralmente através da ingestão de alimentos. Os efeitos dos nutrientes dependem em grande parte da quantidade da dose ingerida.
Os nutrientes orgânicos incluem carboidratos, gorduras, proteínas (ou outros elementos construtores, como os aminoácidos), e vitaminas. Os compostos químicos inorgânicos incluem os minerais ou água. Os nutrientes são essenciais para o perfeito funcionamento do organismo e todos os que não podem ser sintetizados pelo próprio organismo têm de ser obtidos de fontes externas.
Os nutrientes necessários em grandes quantidades são denominados por “macronutrientes” e os necessários em pequenas quantidades por “micronutrientes.
As Proteínas são formadas pela união de vários aminoácidos (entre 50 a 1000 aminoácidos), diferenciando-se entre si precisamente pelo tipo e qualidade dos aminoácidos que as formam e também pelo modo como estes se encontram unificados.
Por este facto, o nosso corpo necessita fortemente de aminoácidos para conseguir sintetizar as suas proteínas, que podem ser de dois tipos distintos, os aminoácidos essenciais e os aminoácidos não essenciais.
I – Caracterização dos Principais Nutrientes
Macronutrientes (plástico-energético)
Glúcidos, Glícidos ou Hidratos de Carbono;
Lípidos ou Gorduras
Prótidos ou Proteínas
Micronutrientes (bioreguladores)
Vitaminas
Sais Minerais
Água
Glícidos, Glúcidos ou Hidratos de Carbono
Simples Monossacarídeos (glucose, frutose, galactose)
Dissacarídeos (sacarose, lactose, maltose)
Complexos Polissacarídeos (amido, glicogénio, celulose);
Armazenamento: glucose sanguinea, glicogénio muscular e glicogénio hepático;