Nutrição e Alimentação
ABRANDH; BARBIERI, R. Peraí, é nosso direito! Produção da Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos, direção de Renato Barbieri. Brasília, Maceió e Teresina. 2004-2006. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VrummRqEH50. Acesso em: 14/04/2014.
O vídeo “Peraí, é nosso direito” foi produzido pela Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (ABRANDH), e dirigido por Renato Barbieri. Esse documentário refere-se a história de duas comunidades que se organizaram para lutar por seus direitos, devido a marginalização do local, dos moradores e a desvalorização de seus trabalhos: Sururu de Capote, situada em Maceió – AL, e Vila Santo Afonso, situada em Teresina – PI.
Entre 2004 e 2006, a ABRANDH, apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), desenvolveu dois projetos primários (piloto), juntamente com essas duas comunidades citadas acima.
Nesse vídeo pode-se observar o debate real entre a comunidade, especialistas (nutricionista, gestor, historiador, juristas) e militantes, sobre a luta pela garantia dos direitos humanos e sua efetivação no Brasil.
O objetivo desses projetos-piloto (dos quais resultou esse vídeo) é contribuir com o apoderamento das comunidades e apoiar ações para exigir e monitorar a realização de seus direitos humanos em especial o direito à alimentação adequada.
Para Belik (2003), A utilização do conceito de segurança alimentar dá origem a diferentes interpretações. Nos países ricos, grandes produtores agrícolas, costumam alegar motivos de segurança alimentar para impor barreiras às importações e elevar artificialmente os preços dos alimentos. Por outro lado, nos países pobres, governados por líderes populistas, utilizam-se desse conceito para tabelar preços e impor pesadas perdas aos produtores agrícolas com o fim de contentar os seus eleitores.
Infelizmente a segurança alimentar é invocada por interesses particulares, tanto de países desenvolvidos, quanto de