Alimentação e nutrição no brasil
I – INTRODUÇÃO
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos, estilos de vidas entre eles o da alimentação e nutrição.Assim, buscar que o conhecimento sobre alimentação e nutrição fique bem esclarecimento aos cursistas, e estes pratiquem o aprendizado na escola que trabalham.
II – JUSTIFICATIVA
Apresentar aos cursistas a diferença entre alimentação e nutrição, enfatizando que o processo da alimentação é um ato voluntário e consciente, e é através deste que o ser humano obtém produtos para o seu consumo; é totalmente dependente da vontade do indivíduo.
Nutrição é um ato involuntário e inconsciente e abrange toda uma série de processos que se realizam independetemente da vontade do indivíduo.
É o processo onde todas as matérias sólidas e líquidas que levadas ao trato digestivo são usadas para manter e formar tecidos, regular processos e fornecer energia.
III – OBJETIVO GERAL
Tendo como objetivo incentivar o consumo de alimentos saudáveis e promover consciência de que, uma boa alimentação é necessária para obtenção de saúde.
A promoção de uma alimentação saudável e nutricional pressupõe a integração de ações de estímulo a adoção de hábitos saudáveis e ações de adoções de práticas saudáveis por meio de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar.
IV – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Mostrar aos alunos os alimentos nutritivos e de boa qualidade que estão ingerindo. • Ensiná-los a adquirir hábitos para uma boa alimentação, com nutrientes importantes para a saúde. • Levar o aluno a valorizar uma boa alimentação nutricional. • Explicar a diferença entre alimentação e nutrição
V – METODOLOGIA
O cursista ficará responsável em adquirir o cardápio da escola que atua, e investigar cada nutrientes dos alimentos deste cardápio( carboidratos, gordura,