Brinquedoteca/ Pedagogia
PEDAGOGIA
ROSANE JERONYMO SILVA
brinquedoteca.
Rio de Janeiro
2013
rOSANE JERONYMO SILVA
brinquedoteca.
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Oraganização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil; Reflexão e Pesquisa; Alfabetização e Letramento; Ludicidade e Educação; Seminário IV.
Profs.: Edilaine Vagula; Laura Célia Cabral Cava; Raquel Franco; Rosely Montagnini. Tutor (a) de sala: Lígia Maria Marques Pinto.
Rio de Janeiro
2013
1. INTRODUÇÃO
Desde os primórdios tem-se noticia de que o ser humano brinca. O estudo de impressões arqueológicas e pinturas rupestres apontam que na pré-história os jogos já existiam e que os povos faziam brinquedos. A brincadeira é primordial e desenvolve a arte de amar. Brincando, exercitamos habilidades essenciais ao desenvolvimento de nossas relações. Ao exercitar, nos jogos, a capacidade de lidar com os sentimentos e desafios que eles próprios nos despertam, buscamos competência para administrar situações cotidianas com eficácia. Hoje, a escola é diferente. O educador não é mais o detentor absoluto do conhecimento, nem o estudante esta passivo a tudo. As relações são de troca, divisões de experiências e descobertas realizadas pelo grupo. Isso tudo acontece se houver motivação. Cabe ao educador observar os alunos com cuidado e carinho para saber como despertar sua curiosidade e seus interesses, descobrir de que maneira cada um aprende, como o raciocínio progride e em que ponto esta em seu desenvolvimento. Assim caminharão juntos e mais fundos em busca de novos conhecimentos, com melhores condições de favorecer a aprendizagem, e a oportunidade de entender como ajustar criatividades às características evolutivas dos processos de desenvolvimento