Pedagogia Brinquedoteca
A OFERTA DE BRINQUEDOTECAS NO MUNICÍPIO DE BOCAIÚVA
Bocaiúva-Mg
2013
GERLANE SOUZA
A OFERTA DE BRINQUEDOTECAS NO MUNICÍPIO DE BOCAIÚVA
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil,;Reflexão e pesquisa; Alfabetização e Letramento; Lucidicidade e Educação.
Professores:Edilaine Vagula Laura Célia Cabral Cava Raquel Franco Rosely Montagnini
Bocaiúva-Mg
2013
INTRODUÇÃO
Os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Pra uma aprendizagem eficaz é preciso que o aluno construa o conhecimento, assimile os conteúdos. Quando a criança brinca, sem saber fornece várias informações a seu respeito.
As brinquedotecas são espaços que favorecem a realização de atividades lúdicas. No entanto, a criação e a manutenção das mesmas ainda é uma realidade distante. Falta espaço, profissional qualificado, verba e acima de tudo visão e interesse de alguns órgãos responsáveis pela criação das mesmas.
O presente trabalho tem como objetivo realizar um levantamento sobre a situação das brinquedotecas no município de Bocaiúva-MG. O mesmo ainda pesquisará se, onde não há brinquedotecas, quais são os fatores que dificultam essa criação.
A partir dos dados coletados será feito uma análise crítica sobre a condição de oferta de brinquedotecas no momento no município citado.
A proposta do lúdico é promover uma alfabetização significativa na prática educacional, é incorporar o conhecimento através das características do conhecimento do mundo. O lúdico promove o rendimento escolar além do conhecimento, oralidade, pensamento e o sentido. Entretanto, compreender a relevância do brincar possibilita aos professores