Nutriçao
A banana é rica em potássio. “Diversos estudos indicam que esse nutriente pode ajudar a fortalecer os ossos e a reduzir o risco de pressão alta e derrame”, afirma a revista Health num artigo sobre a banana. A revista acrescenta que “a banana contém folato, uma vitamina B essencial para a mulher grávida ou que esteja na faixa etária de engravidar, pois evita que os bebês nasçam defeituosos”. A banana contém outros minerais essenciais, como o magnésio, que auxilia os ossos a absorver cálcio e a permanecer fortes.
A proteína da banana é feita de 18 aminoácidos, incluindo todos os essenciais que o organismo não consegue produzir ou produz pouco. Vinte e dois por cento do fruto é de carboidratos, que dão energia rapidamente, visto que a banana é de fácil digestão. Marie acrescentou com prazer: “A banana é uma rica fonte de vitaminas A, B e C. Além disso, parece que ela inibe o apetite, já que quase ninguém come muitas bananas de uma só vez.” Então, por que não comer uma agora? Além de lhe fazer bem, a banana é muito gostosa!
Existem cem ou mais variedades de banana. A banana nanica é o tipo mais comum, exportado primariamente para a Europa, Canadá e Estados Unidos. Tipos menores, que não são exportados por terem casca muito fina, são encontrados em abundância em Honduras. São conhecidos como banana-maçã e jamaica vermelha.
As folhas da bananeira contêm fibras úteis e são usadas para vários fins em países tropicais. Ao visitar uma feira, é bastante comum ver folhas de bananeira empilhadas na rua para serem vendidas para embrulhar tamale quente, comida muito popular em vários países.
Muitas pessoas em Honduras gostam de comer banana-são-tomé junto com a refeição. Um delicioso prato do litoral norte de Honduras é chamado de machuca. Para prepará-lo, a banana-são-tomé ainda verde é esmagada num almofariz, acrescentam-se temperos e a mistura é cozida junto com caranguejos, em óleo de coco.
Nos Estados Unidos, são consumidas cerca de 11