Resenha
Introdução
O anexo IV do Livro Verde aborda a evolução da Internet no mundo e no Brasil, as principais ações, os principais mecanismos reguladores, os princípios básicos, o estado da arte e uma breve visão de futuro, principalmente da Internet 2.
A Internet no Brasil
Embora iniciada no Brasil em torno de 1989, a Internet teve no Brasil o se comitê Gestor (CG) criado em abril de 1995. Esta criação manteve os princípios praticados pela comunidade internacional, a respeito da gestão da Internet.
A Iniciativa da criação do Comitê Gestor foi conjunta do Ministério das Comunicações e do Ministério da Ciência e Tecnologia, tendo como missão a organização e supervisão das funções básicas de infra-estrutura dos serviços Internet no Brasil, além de planejar e encaminhar a ações de desenvolvimento, contemplando adequadamente os interesses dos diversos setores da economia, como o público, privado, prioridades científicas e tecnológicas. As funções básicas citadas envolvem:
Alocação de endereços IP;
Registro e Nomes de Domínio (.br);
Protocolos básicos e de serviços;
Engenharia de redes.
Em 1988, Oscar Sala, professor da Universidade de São Paulo (USP) e conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), desenvolveu a idéia de estabelecer contato com instituições de outros países para compartilhar dados por meio de uma rede de computadores. Assim, chegou ao Brasil a Bitnet (Because is Time to Network).
A rede conectava a Fapesp ao Fermilab, laboratório de Física de Altas Energias de Chicago (EUA), por meio de retirada de arquivos e correio eletrônico. O serviço foi inaugurado oficialmente em 1989. Em 1991, o acesso ao sistema, já chamado Internet, foi liberado para instituições educacionais e de pesquisa e a órgãos do governo. Nessa época ocorriam fóruns de debates, acesso a bases de dados nacionais e internacionais e a supercomputadores de outros países, além da