notas sobre textos
Destacamos texto de Fiorin que fala sobre o Super-homem:
“Todos conhecem as aventuras do Super-homem. Ele não é um terráqueo, mas chegou à Terra, ainda criança, numa nave espacial, vindo de Crípton, planeta que estava para ser destruído por uma grande catástrofe. É dotado de poderes sobre-humanos; seus olhos de raio X permitem ver através de quaisquer corpos, a uma distância infinita, sua força é ilimitada, possibilitando-lhe escorar pontos prestes a desabar e levantar transatlânticos; a pressão de suas mãos submete o carbono a temperaturas tão altas que o transforma em diamante; sua apurada audição permite-lhe escutar o que se fala em qualquer ponto. Pode voar a uma velocidade igual à da luz e, quando ultrapassa essa velocidade, atravessa a barreira do tempo e transfere-se para outra épocas; pode perfurar montanhas com o próprio corpo, fundir metais com o olhar. Além disso, tem uma série de qualidades: beleza, bondade, humildade. Sua vida é dedicada à causa do bem.
O Super-homem vive entre os homens sob a aparência do jornalista Clark Kent, que é um tipo medroso, tímido, pouco inteligente, míope. Clark Kent namora Miriam Lane, sua colega, que, na verdade, o despreza e ama loucamente o Super-homem.” (FIORIN, p.27)
“... todo texto é um pronunciamento sobre uma dada realidade. Ao fazer esse pronunciamento, o produtor do texto trabalha com as ideias de seu tempo e da sociedade em que vive.” (FIORIN, p.27) “Todo texto assimila as ideias da sociedade e da época em que foi produzido.” (FIORIN, p.27)