pesquisa da unidade I e II
Red e Tec-Profuncionário
Módulo I
EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO: ABORDAGEM SOCIOLÓGICA FILOSSAMENTO E CULTURA: ABORDAe eu trabalho atualmente numa escola
TURMA
EAD -TECNICO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
CURSISTA
LIGIANE KÊNIA DOS SANTOS PEREIRA
PROFª
LAURO JESÉ DE ALBUQUERQUE PRESTES
TUTORES
LIDIANE
ATIVIDADE
Antonio Gansci
DATA
16/12/2013
Foi um pensador e político italiano, um dos fundadores do Partido Comunista italiano.
Nasceu em Sardenha no ano de 1891 de família muito humilde. Estudante universitário em Turim de 1911 a 1914. Abandonou por problemas de saúde. Em 1919, junto com Palmiro Togliatti, fundou o diário ORDINE NUOVO, que logo foi órgão do partido comunista italiano fundado por ele em 1921.
1921-1924: trabalhou em Moscou e Viena para a II Internacional Socialista.
1925: De volta a Roma enfrenta a ditadura de Benito Mussolini. Foi preso em 1926 e encarcerado em 1928.
1928-1937: Do cárcere difundiu suas idéias revolucionárias através de cadernos manuscritos que só depois de sua morte se deram a conhecer com o nome de Cadernos do Cárcere (1948 e 1951)
Em 27 de abril de 1937 morreu no hospital da cadeia em Roma.
Gramsci sustentava que nenhuma ideologia poderia impor-se pela força. Toda revolução violenta gera, como resposta imediata, uma contra-revolução que debilita e até pode superar a força da primeira. Toda mudança exige uma mentalização prévia que adube a terra onde a mudança deve florescer. O ideal marxista não escapava a essa regra.
Finalmente, é míster assinalar que poucas coisas contribuem tanto ao avanço do secularismo como a defecção de teólogos, professores, pensadores, periodistas ou escritores. Pelo qual deverão pensar em congruência com os princípios dizem professar mas, não menos importante, também deverão levar uma vida coerente que não desvincule e incomunique as distintas dimensões da vida humana. “Quem não vive como pensa, acabará pensando como