Nos laboratórios e oficinas escolares: demonstração didatica
A autora afirma que, não há técnicas de ensino para aplicar em todas as disciplinas, em laboratórios e oficinas escolaes e que esses estudos devem ser mais aprofundados, por serem escássos dentro das instituições escolares. O professor é o responsável pelo processo de ensino e também, pela forma de como vai conduzir as decisões relativas as questões de educação dentro da sala de aula.
Uma das questões que a autora levanta, que a demonstração exige que o professor tenha uma série de incumbências como: explicar os objetivos da demonstração, apresentar o roteiro da atividade, mostrar os mecanismos dessa atividade e apontar os fatos importantes a serem observados e em seguida, o pofessor deve clariar a mentedos alunos, utilizando exemplos, resultados de pesquisas mostrando causas, efeitos e etc.
As ideias passadas pela autora através do texto é dentro do processo de ensino – aprendizado, o professor como mediador e o aluno como receptor devem se relacionar para assim, ambos realizarem um processo educativo vantajoso.
O professor é quem direciona e conduz o processo de ensino, ele deve trabalhar junto com o aluno e proporcionar a ele uma satisfação em suas experiências coletivas. A teoria tem que se tornar interessante e não massante e cansativa. A prática deve ser guiada pela teoria mas sem se tornar um comando.