Biovida
BIOLOGIA: APARELHO REPRODUTOR FEMININO DA
FECUNDAÇÃO A NIDAÇÃO
Cléverton de Oliveira Mendonça1
Marlon Wendell Oliveira dos Santos2
Educação e Ensino de Ciências Exatas e Biológicas
Resumo
Novas práticas de ensino de ciências e biologia surgem em confluência com as demandas pela dinâmica de tornar o aprendizado significativo e adequado às realidades de cada momento histórico. Como proposta para uma prática pedagógica diferenciada o professor pode utilizarse de artifícios como os modelos didáticos. Estes representam uma forma lúdica de instigar os alunos a pensarem e produzirem novos conhecimentos. O referente artigo tem como alvitre avaliar a eficiência da utilização de modelos no ensino de ciências e biologia, com a criação do modelo pedagógico representando o processo da nidação do embrião no útero, durante a realização de uma oficina para a 7ª série do ensino fundamental. Com a coleta de dados desta pesquisa, percebeu-se uma melhor interação entre aluno/professor e também aluno/conteúdo, o que representa um grande avanço para a melhoria do ensino de ciências e biologia.
Palavras-chaves: Ensino de Biologia, Modelos, Ensino-aprendizagem
Abstract
New ways of teaching science and biology come into confluence with the dynamic demands to make learning meaningful and appropriate to the circumstances of each historical moment.
As a proposal for a differentiated teaching practice the teacher can make use of such devices as the didactic models. These represent a playful way to prompt students to think and produce new knowledge. The related article is suggestion to evaluate the efficiency of the use of models in science education and biology, with the creation of pedagogical model representing the process of implantation of the embryo in the uterus, during a workshop for the 7th grade.During the data collection for this research, we noticed a better interaction between student/teacher and also