empresa etica caracteristicas da sociedade a predominância da máquina
Teoria da Administração
Taylor e Fayol.
Introdução
Neste trabalho descrevo um pequeno resumo sobre a importante herança intelectual deixada por Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol, que através de pesquisas direcionadas desenvolveram técnicas que resistem ao tempo, criando assim a administração cientifica, dando uma forma distinta a administração quando comparada as demais funções podendo ser ensinada e aprendida.
Teoria da Administração
Taylor e Fayol.
Fayol dedicou suas pesquisas na figura do administrador, sendo considerada por ele todo empreendimento humano tais como a administração familiar ate o comando de um governo e toda atividade que exigisse algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle, já Taylor dedicou-se a administração dos trabalhadores dando prioridade à atividade operacional.
Fayol direcionou o administrador especificamente para administração (processo de planejamento, comando, coordenação e controle), tornando o sistema de administração ensinável e aprendível. Sua teoria começa na mais básica função que é a divisão de trabalho, a autoridade e responsabilidade, a disciplina cominando no seu 14º princípio que é na verdade o resultado dos demais procedimentos que é o espirito de liderança.
Taylor se destaca na administração do trabalho, desenvolvendo através de pesquisas e estudos dos mecanismos de trabalho as técnicas para melhorar a eficiência da produção, aumentando a produtividade dos trabalhadores. As tarefas eram taylorizadas, e os trabalhadores motivados com o pagamento por produtividade. Em suas pesquisas