Empresa ética
Falar de empresa ética é procurar caracteriza-la uma missão possível, como foram analisadas as empresas até o momento vêm-se se orientando por valores de inspiração econômicos e por uma ética utilitária. E não ao bem estar social e melhor qualidade de vida.
Apesar de um grande avanço industrial vivemos com a pior distribuição de renda, problemas ambientais, com a pobreza, com péssimas condições de trabalho, alta competitividade, o pior é não encontram uma forma de resolver os problemas.
Esse livro defende uma ética que valoriza o ser humano, e para agir de uma forma responsável equilibrando seus interesses econômicos com os sociais.
Características da sociedade: A Predominância da maquina
É visível que a sociedade tornou-se mais rica e melhor, mas devemos estabelecer uma relação de respeito e cumplicidade. Devemos também investir em ações que possam reverter a qualidade de vida e igualdade social, para que possamos ter uma justiça social e com dignidade humana.
Nos dias de hoje não há mais tempo para procurarmos os culpados, deve se agir diretamente para recuperar o tempo perdido. Conscientizar que a vida humana que a vida deve ser vivida e não explorada.
Hoje existe muita falta de sintonia entre o crescimento humano e o cientifico e tecnológico que acabam causando problemas, dificultando relações entre as pessoas e também aceitando que o meio ambiente seja escravizado pelas maquinas, causado pelo crescimento desordenado do consumo e da produção.
Humanismo e Ética Nas Empresas
Como citado antes a sociedade capitalista vem conduzindo as ações empresariais, como dissemos apoiam-se em valores que não priorizam o ser humano e sim a produção e o lucro.
O verdadeiro humanismo não consiste em reconhecer o ser humano abstrato e ideal, mas real, histórico e circunstanciado. O humanismo que deve ser colocado em pratica pelas empresas, precisa constituir-se em uma filosofia da ação que visa dentre outras coisas: desmassificar o ser humano,