Resumo de Ciencias sociais
As Ciências Sociais englobam disciplinas que estudam as sociedades humanas, sua cultura, suas formas de organizações e suas especificidades.
Tem o objetivo de estudar questionamento sobre o ser humano e suas relações
As Ciências Sociais compreende um grupo de disciplinas inseridas no campo das ciências humanas: a Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política. Além delas, Filosofia, a Geografia, a Economia e a História, Administração, Ciências contábeis.
As origens do pensamento sobre o social: Muitas espécies que habitam o planeta terra vivem em comunidades organizadas, nestas comunidades são dadas as condições básicas de sobrevivência e perpetuação das espécies, que possibilitam a reprodução, defesa contra predadores e sua evolução natural.
Animal se associa por instinto, reproduzir, se defender, se perpetuar, ele não transforma a natureza para atendimento de suas necessidades.
O homem diferentemente dos outros animais que vivem em grupos, é capaz de aprender com suas relações com o meio ambiente e criar condições de sobrevivência através de aprendizado, transforma o meio onde vive , cria regras e métodos que dependem de um aprendizado organizado e reflexivo para todo o grupo, aprende trabalhar, comerciar, administrar, governar. O ser humano aprende com os outros membros do grupo, troca experiência, se desenvolve socialmente, busca o conhecimento racional para entender sua origem e existência, é capaz de transmitir suas experiências e fazer a interpretação da realidade por uma série de símbolos e códigos intencionalmente criados para traduzir o meio onde vive.
A ilustração e a sociedade contratual: Movimento filosófico que se desenvolve a partir do Renascimento reforça a sociedade burguesa, começou a reforçar a ideia sobre o liberalismo, o capitalismo, a organização social voltada para a produção agrícola, industrial, a disputa entre a cidade e o campo, conhecimento científico, reforçando cada vez mais a laicidade de vida