resumo ciencias sociais
Para a análise ser realizada foi utilizada uma metodologia quantitativa (aplicação de questionários), tendo como base um conhecimento teórico e resultados empíricos (experiencias que foram vividas) anteriormente verificados.
Este inquérito foi dirigido a quatro escolas, duas do ensino público e duas do ensino privado, a um total de 314 alunos.
As escolas aceitaram participar neste projeto e este foi realizado entre o 2º período e o início do 3º período durante o período normal de aulas dos alunos.
No ano letivo de 2011/2012 estas escolas tinham em funcionamento, um maior número de cursos profissionais no âmbito das TIC (Tecnologias de Informação e da Comunicação), foram escolhidos alunos preferencialmente com os três ciclos de formação (10º,11º e 12º) que garantissem maior diversidade e experiência acumulada e maiores perspetivas de continuidade no tempo, assim como um número elevado de alunos e professores, para participarem no projeto de investigação.
Este Inquérito de recolha de dados serviu para registar quantitativamente:
Aspetos sociodemográficos,
Infraestruturas,
Práticas de utilização das TIC dentro e fora da sala de aula (assim como nas vidas pessoais dos alunos) embora falemos apenas da utilização das TIC na Escola nas salas de aula.
Descrição (Apresentação dos resultados do Estudo)
Como já foi referido anteriormente este inquérito foi feito a 314 alunos dos cursos profissionais no âmbito das TIC, estando estes distribuídos pelo 10º (45,5%), 11º (32,5%) e 12º (22%).
Estas percentagens por cada nível de ensino mostram-nos que os alunos dos Cursos Profissionais vão desistindo dos seus cursos no seu decurso. Aliás, um estudo feito pela ANESPO (Associação Nacional de Escolas Profissionais), revela que um dos maiores problemas do ensino profissional é o abandono escolar e as desistências, com uma taxa de 16,1% a nível nacional.
Existe um número superior