Resumo Ciencias Sociais
Aulas 1 e 2 – O Conhecimento científico e as Ciências Sociais. –
Conhecer = saber= dar sentido, dar um encadeamento, apresentar uma lógica. O conhecimento do nosso dia a dia, que denominamos de senso comum é o conjunto dos conhecimentos tradicionais de uma determinada cultura ou as opiniões médias compartilhadas pelos membros de um determinado grupo social. O senso comum, enquanto resultado de uma cultura, é sempre específica, porque uma cultura é sempre particular. Lembrem que as pessoas falam línguas diferentes no mundo todo! Subjetivo, pois são pontos de vista particulares de uma cultura ou mesmo um registro afetivo, expressos por um adjetivo, uma qualidade.
Isto porque o saber científico é um conhecimento sistematizado e sua construção diferente de outros tipos de conhecimentos, tais como o religioso ou o do senso comum, por exemplo, pretende ser objetivo ao procurar estruturas universais, ou seja, elementos fundamentais e necessários das coisas investigadas. Para este propósito baseia-se em pesquisas, em investigações metódicas e sistemáticas, antes de estabelecer relações de causalidade. A construção de um conhecimento científico resulta, em resumo, de um trabalho racional que busca descrever e explicar para prever.
A ciência, portanto, distingue se do senso comum porque diz que o senso comum está representando uma opinião baseada em hábitos preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas. A ciência é um conhecimento que resulta de um trabalho racional que pretende descrever, explicar e prever.
Para ser denominada de ciência, uma disciplina tem que ter um objeto de estudo específico e uma metodologia. Como objeto de estudo, quero dizer, um assunto próprio de investigação que se distinga de todos os outros assuntos de outras ciências, tal como a Ciência Política estuda as relações de poder, a psicologia estuda os processos