1ª G.M.
Este trabalho tem como intuito analisar as uniões dos blocos rivais da Primeira Guerra Mundial.
Uma breve explicação sobre o que foi a Primeira Guerra Mundial, A formação desses Blocos Rivais, Atritos que contribuíram para o acirramento dessas rivalidades, Os primeiros movimentos e as Fases da guerra, O esfacelamento do Império Otomano e a crise entre palestinos e o estado de Israel e por fim, As mudanças geopolíticas dentro deste contexto.
2. RESUMO DA 1ª GUERRA MUNDIAL
No inicio do século XX, estavam afetadas as relações entre governos e povos da Europa, ligados a rivalidades nacionais, ressentimentos econômicos e disputas políticas, ou seja, de ordem econômica. Pela primeira vez uma guerra envolvia as principais potências mundiais de sua época alcançando tal proporção. A primeira Guerra mundial (1914-1918-) foi motivada principalmente por fatores de ordens econômicas, uma situação de conflito de interesses colocava frente a frente uma série de países, deixando milhões de mortos e feridos e uma Europa semidestruída.
3. Atritos que contribuíram para o acirramento das rivalidades:
No ano de 1908 a Crise Balcânica: a Bósnia-Herzegovina foi anexada a Áustria e isso era contra os interesses da Sérvia (apoiada pela Rússia) que almejava a incorporação dessa região ao seu país para criar a Grande Sérvia. Isso gerou um choque entre o expansionismo do império Austro-húngaro com o nacionalismo da Sérvia (movimentos nacionais que reagiam contra a incorporação da Bósnia-Herzegovina a Áustria).
Entre os anos de 1905 e 1911, Alemanha e a França queriam disputar o controle de Marrocos, para evitar o acontecimento dessas tensões, a França dispôs parte do Congo em troca da posse de Marrocos.
Alguns atritos mais importantes foram entre a Inglaterra e Alemanha, duas maiores potências industriais disputavam os mercados mundiais no extremo (rivalidade industrial). A Inglaterra tinha vantagem, pois possuía mais colônias na África e na Ásia (rivalidade entre as