Trabalho
- O significado da palavra “administração”:
A palavra administração significa direção, gerência. Ela é utilizada para administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, visando alcançar algo, como metas e objetivos, por exemplo. É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções focadas para organizar e maximizar lucros e rendas ou adequar qualquer prestação de serviço. A sua prática, especialmente no mundo das organizações, está associada a ideia-força de melhorar o desempenho através do treinamento sistemático.
- Variáveis da Administração no decorrer da história:
Sabe-se que a história da Administração iniciou-se num tempo muito remoto, aproximadamente no ano 5.000 a .C, na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar suas maneiras de resolverem os problemas práticos. Depois, no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ser operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada. Houve, em seguida, na China de 500 a.C, a necessidade de adotar-se um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow.
Outras raízes históricas podem ser apontadas, como as instituições otomanas, pela forma de como os seus feudos eram administrados. Na Idade Média, tem-se os católicos destacando-se como administradores natos. Os mercantilistas ou fisiocratas franceses, que valorizavam a riqueza física e o Estado, pois ao lado das reformas fiscais preconizavam uma administração sistemática, especialmente no setor público.
Embora cada época, ou país, tenha cumprido uma evolução própria da administração, até alcançar as soluções compatíveis com suas necessidades, algumas dessas soluções são mundialmente conhecidas, seguidas e celebradas. Contudo, deve-se destacar a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares como duas instituições que marcaram a evolução histórica da administração.
A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização