Microsoft PowerPoint
Processo de Fabricação
Aldrin Correa A.
Considerações Iniciais
A necessidade de se realizar tarefas com eficiência e precisão é cada vez maior. Além disso, a preocupação das empresas com a segurança e saúde de seus funcionários exigem investimentos em tecnologia para automação de tarefas realizadas em lugares onde a presença humana se torna difícil, arriscada e até mesmo impossível.
A ROBÓTICA busca o desenvolvimento e a integração de técnicas e algoritmos para a criação de ROBÔS, e envolve áreas como engenharias mecânica, elétrica e eletrônica, inteligência artificial e automação industrial, entre outras.
A palavra robô tem origem na palavra Tcheca ROBOTNIK, que significa servo, o termo robô foi utilizado inicialmente por Karel Capek (teatrólogo tcheco) em 1923.
A idéia de se construir robôs começou a tomar força no início do século XX com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos.
Considerações Iniciais
O maior impulso ocorrido no desenvolvimento da robótica foi a partir da criação dos microprocessadores (final da década de 70), cuja tecnologia permitiu a fabricação de equipamentos mais “inteligentes”, rápidos e precisos.
Segundo o Instituto Americano de Robótica (RIA):
"Um robô industrial é um manipulador projetado para mover materiais, peças, ferramentas ou dispositivos específicos em movimentos variáveis programados para a realização de várias tarefas".
Um robô industrial deve ser Reprogramável (controlados por um programa passível de alteração) e Multifuncional (capaz de executar mais de uma tarefa)
São exemplos de robôs manipuladores os braços mecânicos, ou qualquer sistema que, em geral, tenha por objetivo deslocar materiais de um ponto para outro ou acompanhando uma trajetória dentro de um volume de trabalho.
Considerações Iniciais
De acordo com a Federação Internacional de Robótica, aproximadamente
1 milhão de robôs industriais estão trabalhando nas fábricas