BioVidas
Independência do Haiti
(tópico 1)
Gabriela Lima - Hoje, vamos falar sobre a Independência do Haiti que ocorreu de 1791 a 1804.
Felipe Machado - Após a eclosão da Revolução Francesa em 1789, diversos movimentos de independência se inspiraram no ideal de igualdade, liberdade, fraternidade e tolerância propagados pelos iluministas.
Diego Sanches - Neste contexto o continente americano passava por um processo de transformações políticas que gerariam a hegemonia dos Estados Unidos como nação soberana, além da independência de países que também eram colonizados por europeus. Dentre eles o Haiti.
(tópico 2)
Felipe Machado – Sabe se também que, depois que o Haiti conseguiu a independência a França já não mandava mais e o Haiti era uns pais inocente no mundo sendo mais um assim um pais pobre.
Gabriela Lima - Revolução haitiana também conhecida como revolução de são domingos a revolução teve muito sucesso ao alcançar a independência perante sobre a nação e com isso aboliu a escravidão e o Haiti ainda sofre muitos problemas em seus países também são afetada pelo domino dos franceses criaram um domínio muito brutal com a população com os pobres e analfabetos.
(tópico 3)
Tatiane Dias - Os Principais lideres da Revolução Haitiana: Jean-Jacques Dessalines e Toussaint Louverture.
Vinicius Coradi - Jean-Jacques Dessalines nasceu no Haiti em 20 de setembro de 1758 e morreu em Grande-Rivière-du-Nord no dia 17 de outubro de 1806 foi um líder da Revolução haitiana que proclamou a independência do país em 1 de janeiro de 1804 e foi seu primeiro governante. Em 1805, seguindo os passos de Napoleão Bonaparte, proclamou-se Imperador com o nome de Jacques I.
Guilherme Oliveira - Ex-escravo, Dessalines participou das revoltas de escravos da colônia francesa de Santo Domingo. O serviço de Toussaint Louverture, alcançou a patente de General e quando este foi deposto pelas tropas francesas enviadas por Napoleão para reconquistar a ilha, é