Reflexões sobre a didática de ensino
REFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA DE ENSINO
2013
PROJETO DE PESQUISA
REFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA DE ENSINO
Trabalho desenvolvido na disciplina de Iniciação à Pesquisa em Linguagem, do curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, sob supervisão da Professora Partricia Gressler, para obtenção de nota.
2013
INTRODUÇÃO
Como a utilização de técnicas de ensino ajudou no processo educacional do Brasil? Tais técnicas podem servir de base para futuros professores? A técnica no âmbito educacional passou a ser o método pelo qual se pretende realizar o processo ensino-aprendizagem, onde se destacam a partir dos anos 70 a pedagogia tecnicista, onde o enfoque são as técnicas, das quais os professores deveriam aprendê-las. A partir dos anos 80, nasce a pedagogia crítica, cujo um dos criadores desta é o recifense Paulo Freire. Esta pedagogia tem como objetivo enfatizar o contexto social da escola, deixando as técnicas de lado.
Todavia, a técnica de ensino não é um método concreto, ou uma receita que garanta sucesso sempre que aplicada. Algumas técnicas, dependendo do ambiente, se tornam inadequadas para a realidade. A falta de instrução por parte dos professores para o uso correto destas técnicas resulta na reprodução de antigos mestres, e na consequente frustração profissional.
OBJETIVOS
Através deste trabalho pretendemos demonstrar a evolução histórica das Técnicas de Ensino no Brasil e como tais métodos podem auxiliar no processo educacional.
Buscaremos analisar as diferentes técnicas que podem ser utilizadas na prática educacional, visando esclarecer ao futuro docente qual metodologia pode ser melhor aproveitada.
As técnicas que aqui serão analisadas são: aula expositiva, laboratório, oficinas e seminário. Cada uma dessas técnicas terá uma parte própria neste trabalho para uma fácil compreensão