Negociação
O planejamento é essencial para quem deseja sucesso em uma negociação, essa tarefa deve ser minuciosamente trabalhada de forma a não se perder nenhum detalhe, pois um conteúdo útil agiliza e poupa tempo dos negociadores sem contar que pela visão do antagonista a imagem e de alguém que realmente domina o assunto.
O primeiro passo para este planejamento é conseguir o maior numero de informações possíveis sobre o produto negociado e o cliente, seu tipo psicológico o que almeja e necessita e quais são suas motivações econômicas e emocionais como também suas expectativas finais,Donaldson & Donaldson afirmam que, a única técnica infalível para fechar um negocio é:perguntar,perguntar e perguntar.Usar o principio físico de dois ouvidos e uma boca, ajuda na percepção do outro, ouvi-lo de forma aberta sem conceitos pré estabelecidos tomando consciência das diversidades.Antes de tudo se auto conhecer para não transparecer suas reações e fraquezas.
Estar preparado para possíveis surpresas e primordial, o negociador deve estar pronto para flexibilizar e ter alternativas, mas nunca perdendo o foco, mirando o alvo que deve ser o mais lucrativo possível, mas ao mesmo tempo real.
A paciência e outra virtude que deve ter um negociador, a ausência dela pode faze-lo a não chegar a sua meta, ou não ter acesso a todo valor que poderia ter alcançado.Importante: ter paciência não significa não fazer nada, mas ter controle do ambiente e da situação.
A ética e a fama de ser um negociador confiável trazem respeito, maior confiança e inúmeras vantagens na hora de negociar, formando um sólido alicerce para o sucesso de cada finalização.
A satisfação de ambas as partes deve ser concluída e alcançada. Usando a criatividade e possível ter bons resultados nas relações ganha-ganha.
Por fim o negociador e o ator principal e imprescindível dentro da negociação e responsável pelo bom andamento e sucesso nas