Cpc 01
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICA CPC 01 (R1) Redução do Valor Recuperável de Ativos Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 36 (BV2010)
Trabalho
apresentado
à
disciplina
Contabilidade Societária.
OBJETIVOS Conceitos e procedimentos que a entidade deve aplicar para assegurar que seus ativos estejam registrados contabilmente por valor que não exceda seus valores de recuperação. ALCANCE Aplicado a todos ativos que tenham perdas por desvalorização, exceto: estoques, ativos de construção, ficais diferidos, planos de benefícios a empregados, alcançados por pronunciamentos do CPC que disciplinam instrumentos financeiros, propriedade para investimento mensurada em justo valor, biológicos (agrícolas), custo de aquisição diferidos e ativos intangíveis de seguros alcançados pelo CPC 11 e os não circulantes. DEFINIÇÕES O pronunciamento é taxativo quanto aos termos, verificar CPC.
IDENTIFICAÇÃO DE ATIVO QUE PODE ESTAR DESVALORIZADO O ativo está desvalorizado quando seu valor contábil excede seu valor recuperável. Pelo Pronunciamento a orientação é de que ao menos uma vez no ano sejam testados, confrontados o ativo com o valor recuperável. MENSURAÇÃO DO VALOR RECUPERÁVEL Diferença entre o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo ou de unidade geradora de caixa e o seu valor em uso, exceto quando o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo e seu valor em uso exceder, individual ou concomitantes, o valor contábil do ativo. RECONHECIMENTO E MENSURAÇÃO DE PERDA POR DESVALORIZAÇÃO Se somente se o valor recuperável de um ativo for inferior ao seu valor contábil, o mesmo deve ser reduzido ao seu valor recuperável e essa redução representa uma perda por desvalorização do ativo e a perda Por desvalorização deve ser reconhecida imediatamente no caso de não reavaliado. UNIDADE GERADORA DE CAIXA E AGIO POR EXPECTATIVA DE RENTABILIDADE FUTURA Se