Cuisenaire
O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo. Foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet, que, durante 23 anos, o estudou e o experimentou na aldeia belga de Thuin. Só 23 anos depois da sua criação (a partir de um encontro com outro professor), é que a sua criação se difundiu com enorme êxito. Levou apenas 13 anos para passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo. Feito originalmente de madeira, o Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com alturas múltiplas da do cubo – representante do número 1 - em 10 cores diferentes e 10 alturas proporcionais. (Alguns fabricantes alteram as cores de algumas das barras) O comprimento de cada barra representa um número natural:
Cor Branco (ou cor de madeira) Vermelho Verde-claro Rosa (ou lilás) Amarelo Verde-escuro Preto Castanho Azul Cor de rosa (ou cor de madeira)
Número representado
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Inicialmente foi utilizado para dar a noção de número.
Mas, estudos posteriores vieram demonstrar a sua inadequação para trabalhar esse conceito. É que o número é uma quantidade discreta (separada e distinta) ou seja uma barra será sempre uma barra. Tanto faz que ela tenha 1 cm como 3 cm, como 10 cm, de comprimento. A criança dirá normalmente uma barra amarela, uma barra castanha e não a barra do número 5 ou a barra do número 8. O número não depende do tamanho das coisas que representa, mas sim da quantidade de coisas que representa. O número aparece normalmente ligado ao cardinal de conjuntos e não ao tamanho dos elementos do conjunto. Por isso tanto dizemos 1 berlinde como 1 avião, embora o avião seja muito maior que o berlinde. Com as barras Cuisenaire já não é assim pois as barras maiores representam números maiores. Isto não é natural nem fácil de compreender para uma criança porque o número aparece como uma quantidade contínua (como uma medida...) o que implica uma capacidade de abstracção que não está ao