Negociação
O ciclo de vida do projeto define as fases que conectam o início de um projeto ao seu final, todas elas têm suas próprias necessidades e características. A compreensão do ciclo de vida do projeto é importante para o sucesso na gestão de projetos, cada fase deve ser devidamente planejada e administrada. Todo o projeto pode ser subdividido em determinadas fases de desenvolvimento. Esta subdivisão permite um melhor controle total de recursos gastos.
A familiaridade com o ciclo de vida do projeto capacita os envolvidos a entender a seqüência lógica dos eventos, a reconhecer limites, saber em que ponto se encontra o projeto, ajuda o gerente a prever as mudanças de estilo e ritmo, a reconhecer quando se devem fazer inspeções especiais, revisões ou reavaliações de prioridade e a entender as necessidades de cada fase. Problemas maiores são inevitáveis quando uma fase anterior fornece base insegura para a que a seguir.
O ciclo de vida também se torna um instrumento de qualidade. As expectativas de qualidade são estabelecidas entre uma fase e outra. O ciclo de vida fornece pontos de referência para confirmação da qualidade do produto. Muitos problemas de qualidade de projeto podem ser previstos por uma sólida avaliação de viabilidade e de risco na fase conceitual, e por um planejamento cuidadoso.
O ciclo de vida pode se dividido em um conjunto de fases, que, por sua vez, é subdividido em estágios, que é subdividido em atividades ou tarefas específicas em cada projeto.
Fases do ciclo de vida de um projeto:
Conceituação: é o ponto de partida, começando com a semente de uma idéia, uma consciência da necessidade e transformada em um problema estruturado a ser resolvido por ele ou de um desejo de algum desenvolvimento ou melhorias. Na conceituação se apresenta a proposta do projeto, e o estudo de viabilidade.
Responsabilidades e objetivos:
• Obter dados
• Identificar necessidades e