Nenhum
E o estudo dos problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, a verdade, aos valores morais, estéticos, à mente e a linguagem.
Tem origem de uma palavra grega que significa “ amor ao conhecimento”.
A filosofia foca nas questões da existência humana , porem diferentemente da religião, não e baseada na relaço divina ou na fé e sim na razão.
É uma analise racional do do significado da existência humana, individual e coletiva, tendo como base a compreensão do ser.
Ela esta dividida em vários ramos do conhecimento.
CONHECIMENTO
Para Platão( séc IV a.C) o conhecimento é aquilo que é necessariamente verdadeiro,diferente de opinião que e apenas um “achar”, não se tem total confiança sobre a verdade do conhecimento.
Platão fez uma distinçao entre esses dois níveis do saber, afirmando que somente através da razão conseguimos atingir o conhecimento.
Para ele nossas emoções podem nos enganar, deixando-nos assim longe do verdadeiro conhecimento.
Ele afirma que o homem deve sair do mundo sensível para o inteligível, abandonar pré-juizos, pré concepções, seus pontos de vistas distorcidos e opiniões irrefletidas( que tem ação no primeiro impulso, sem relfexao previa), ai sim começar a escala rumo as idéias.
SENSO COMUM
Corresponde a um dos niveis do conhecimento.
E o conhecimentos que temos das coisas que nos rodeiam no nosso dia a dia, varia de acordo com os costumes e locais de onde vive o cidadão.
Apesar dos benefícios desse tipo de conhecimento, de permitir manejar as coisas e resolver problemas prementes ( urgentes) e imediatos, ele só permite captar o” mundo de aparência”, e não o” mundo real”.
Quando se fica apenas com o conhecimento das aparência( censo comum), o conhecimento será sempre imperfeito e imcompleto.
O censo comum parte de analogias, mesmo que não tenha lógica na maioria das vezes,não deseja o conhecimento universal valido, nem atingira a realidade profunda das coisas.
SENSO FILOSOFICO
É o senso ou pensamento