Negociação
Na atual Conjuntura mundial, a negociação é a única e melhor maneira de resolver conflitos no mundo globalizado, seja qual for à situação.
É amplo o estudo que esclarecer as diferentes definições de negociação, entretanto, todos os autores são unanimes em um ponto de vista, que as partes no final da negociação chequem ao um denominador comum.
Alguns autores de forma contundente influenciaram nas diversas correntes de negociação no mundo, tais como: teoria, estilos, modelos e definições de negociação, dos quais seis desses autores foram citados recentemente no artigo publicado pelos professores Cícero das dores de Caldas, Glicério Fernandes da Silva e Eliana Pessoa (Universidade de Brasília – UnB e Universidade CorporativoCorreios-Único). De acordo com os professores/autores acima mencionados: “Negociação é um fato diário e inevitável na vida de todo o ser humano. Ela é produto de uma situação contraditória, em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos possam obter benefícios”.
Definições de alguns autores:
Segundo:
Miranda: “ afirma que há dois tipos de negociação: “as que nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição; no segundo, porém a cooperação é igualmente importante.”
Wanderley, 1998:21:
Negociação e o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comum, complementares e opostos, isto é, conflito, divergências e antagonismo de interesses, idéias e posições.
Martinelle (1198):
O uso dos estilos de negociação é conveniente para buscar a resposta para certas questões fundamentais.
Os impulsos que move nossas ações.
Existem quatro estilos primário, cda um baseia-se no conjunto de ideias.
Modelo Jung:
Apresentar por Carl. JUNG Citado por Oliveira (1994), ali a capacidade que o indivíduo tem de controlar ou aceita o controle em relação ao outros com grau que ele tende a