Empreendedorismo
Fonte: adaptado de PELISSARI, Anderson Soncini; SOUZA, Juliana Barreto de; GONZALEZ, Inayara Valéria Defreitas Pedroso; MARGOTO, Julia Bellia. Empreendedorismo: Fatores de Sucesso e Insucesso de Micro e Pequenas Empresas. In: VIII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resente (ES), 2011.
Khalil e Khemel eram sócios em uma loja de roupas masculinas localizada em uma região privilegiada da cidade. Em 2006, um amigo de Khalil teve a ideia de abrir uma lanchonete de refeições saudáveis e naturais, a qual funcionaria no período da tarde até à noite. Interessados na ideia, os dois sócios abriram o novo negócio em sociedade com o amigo que dera a ideia inicial. O local escolhido foi o próprio ponto da loja de roupas. Assim, a loja que funcionava em duas salas passou a funcionar em apenas uma, cedendo espaço à lanchonete. Com oito meses de funcionamento, os sócios observaram um aumento na demanda da lanchonete e concluíram que havia necessidade de ampliá-la. Decidiram, portanto, fechar a loja de roupas e ocupar todo o espaço com a lanchonete. Em razão de problemas pessoais, Khemel decidiu deixar a sociedade, deixando a empresa sob a responsabilidade de Khalil e seu amigo.
Os dois estavam entusiasmados com a perspectiva de que o novo negócio fosse mais lucrativo que o anterior, pois a lanchonete parecia ser mais rentável que a loja de roupas. A oportunidade de aproveitar a boa localização também foi um fator muito relevante na continuidade do negócio, além da motivação de ter o próprio negócio e evitar um emprego em que teriam de ser subordinados a alguém.
A empresa Lanches Naturais (nome fictício) servia sanduíches, sucos e alimentos naturais e diferenciados. Havia um elevado fluxo de pessoas pela região, onde também funcionavam bares e boates no período da madrugada. A ideia inicial da lanchonete era funcionar nos períodos da tarde e da noite, sem estender-se para a madrugada. Entretanto, com o aumento da quantidade de clientes no