Trabalho exegético- gálatas 1.1-10
FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DE CAMPINASProfessor : Ms. Antonio Lazarini NetoExegese do Novo TestamentoJunho - 2012 |
GÁLATAS
Autor
Gálatas é uma epístola que desfruta de uma aceitação plena de sua autoria paulina. Desde os primórdios ela recebeu atestação externa. Clemente de Roma, a Epístola de Barnabé, Policarpo (Epístola aos Filipenses) e O Pastor de Hermas têm alusões a esta epístola. Ela foi aceita por homens como Justino Mártir, Irineu, Tertuliano e Clemente de Alexandria e todos lês a atribuíram a Paulo.
Na própria epístola o autor duas vezes se identifica como Paulo (1.1:5.2) e apresenta-se como o fundador das igrejas (4.19-19), e alguém que tinha uma enfermidade física (4.13). O que colabora em muito com a autoria paulina.
Destinatários
Os galatai eram originalmente uma tribo indo-ariano, ligada aos celtas ou gauleses. |NO começo do século III a.C. uma tribo invadiu a Macedônia. Em 278 a.C., foram derrotados pelos gregos e seus remanescentes atravessaram o Helesponto até a Ásia Menor, onde se tornaram um problema, mas foram vencidos por Átalo I, rei de Pérgamo. O histórico deles de assediar aos povos vizinhos só teve fim quando foram conquistados por Roma em 189 a.C. Eles acabaram sendo usados como um estado escudo contra os reis de Pérgamo. Nos tempos do Novo Testamento a população da Galácia, a província, era bastante mista, incluindo descendentes puros dos gauleses, romanos, judeus, e gallograeci. É bem provável que este último grupo, gentios de raça miscigenada, sejam os destinatários da carta, pois gauleses de sangue puro mantinham seus centros de população no norte.
Antigamente a tradição não tinha duvidas que o distrito geográfico da Galácia localizado na parte setentrional da província romana da Galácia era o destino da epístola. O que colocaria a composição de Gálatas durante a terceira viagem missionária de Paulo. Assim as igrejas teriam então sido