Trabalho de sql
Parte 1 - Comandos DDL
Introdução à SQL
O SQL (Structured Query Language) é uma linguagem padrão usada para acesso a Banco de Dados. O conjunto de seus comandos permite-nos definir a estrutura dos dados no banco de dados relacional, acessar e manipular esses dados. Quando usamos o SQL, especificamos o que queremos fazer, e não como fazê-lo. É uma linguagem de fácil aprendizagem.
SQL teve seu início em 1970, com E. F. Codd, que formulou os princípios de um sistema relacional para manipulação de banco de dados e descreveu uma álgebra relacional para organizar os dados em tabelas. De lá para cá, a linguagem foi se aperfeiçoando e foi padronizada pela American National Standards Institute (ANSI). Esse padrão tem sido a base para a maioria dos SQL existentes atualmente no mercado.
Cada fabricante inseriu novas funcionalidades em seu SQL, fazendo com que encontremos dezenas de versões de SQL. A versão da Microsoft é a Transact SQL (T-SQL), utilizada em seu SGBD Microsoft SQL Server.
Apresentamos a seguir uma visão geral da Arquitetura de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados, para que possamos compreender do que se compõe a Linguagem SQL.
Sub-Linguagens do SQL
Data Definition Language (DDL) - para definir o esquema conceitual e o esquema interno (traduzindo: a estrutura do banco, como tabelas, colunas, chaves, índices, restrições etc.).
Data Manipulation Language (DML) - para manipular os dados (consultar, inserir, excluir, modificar).
Conceitos utilizados em SQL
SQL utiliza os termos tabela (table), linha (row), e coluna (column) para relação ou entidade, tupla e atributo, respectivamente. Apresentamos alguns objetos e conceitos fundamentais no entendimento da linguagem SQL:
- Banco de Dados (Database). É um conjunto de objetos. Quando definimos um banco de dados, damos-lhe um nome para agrupar uma eventual coleção de tabelas e índices associados.
- Tabela (Table). Um banco de dados contém uma ou mais