Engenaria
No início do século XVIII (18) um estudioso francês de nome Denis Pepin percebeu que ao ferver água em uma panela hermética, a pressão do vapor acumulado e a temperatura da água subiam na mesma proporção. Percebeu também que se cozinhássemos qualquer alimento nessa panela devido a temperatura mais elevada e cozimento era bem mais rápido. Tinha inventado a panela de pressão. Percebeu também que ao esfriar a panela n’água ela formava vácuo onde antes havia ar. Fez então um cilindro com um pistão móvel e uma haste fixa a este que chamou de êmbolo. Aqueceu como se fosse uma panela de pressão e o êmbolo se moveu com a pressão do vapor formado; esfriou n’água e notou que o êmbolo voltava ao seu estado ou posição inicial; notou mais, a força do êmbolo era enorme com relação a força humana. Essa experiência se deu em 1712 e ele sem saber tinha inventado o principio de funcionamento da máquina a vapor.
Dois ingleses de nomes , James Watt e Thomas Newcomen tomaram conhecimento do fato e puseram a funcionar esse êmbolo que ia e vinha ao ser aquecido e esfriado ligado a uma bomba d’água para sugar a água das minas de carvão e ainda mais, usá-las na distribuição de água para a cidade. Era água mineral, bastava filtrar somente. A máquina era lenta devido à inércia de aquecer e esfriar, James Watt inventa então a máquina de condensação externa e também a caldeira para gerar vapor. Tudo isso em muito baixas pressões, quase atmosféricas. Para que isso acontecesse foi necessário adicionar válvulas para a admissão do vapor e depois sua saída para o condensador. O ano era de 1770 e tinham inventado a máquina a vapor. Essa máquina tinha um movimento de vai e vem somente.
Mais uma vez James Watt inventou um dispositivo para transformar o movimento de vai e vem em rotação; inventando o que é hoje conhecido como paralelogramo de Watt para transformar o movimento de vai e vem em um movimento de bascular uma grande haste e esta estaria ligada a uma biela