negociação
Por Vagner Molina
Uma negociação pode ser considerada boa quando ambas as partes saem ganhando. Não existe um modelo básico de negociação, mas um conjunto de habilidades e técnicas que tornam você um bom negociador. Lembre-se:
» É muito importante que você domine as características do que está sendo negociado.
» Ter conhecimento interpessoal dos negociadores e identificar seus pontos fortes e fracos também ajuda na hora da negociação.
Etapas de uma negociação – A negociação exige algumas etapas que devem ser seguidas e observadas. Entretanto, não precisamos encarar as etapas como algo rígido. Em alguns casos, pode-se suprimir uma ou outra. O importante é ter sempre presente que elas nos ajudam na sistematização do processo de negociação. São elas:
» Preparação – Estabeleça objetivos que devem ser alcançados e os que a realidade permitirá atingir. Para isso, é preciso refletir sobre o comportamento do outro negociador.
» Abertura – Crie um clima de abertura, reduzindo a tensão. Deixe claros os benefícios esperados do trabalho conjunto.
» Exploração – Seja objetivo e estabeleça uma reciprocidade psicológica, em que as pessoas tendem a tratar as outras da mesma forma que são tratadas.
» Apresentação – Deve-se colocar claramente os objetivos e expectativas iniciais de ambas as partes.
» Clarificação – Deve-se considerar as objeções levantadas como oportunidades para detalhar mais o objetivo. Assumir uma postura de ouvinte atento.
» Ação final – É aqui que ocorre o fechamento do negócio. Se as etapas anteriores foram bem desenvolvidas, essa etapa é facilitada. Não esqueça de oferecer opções de escolha para o outro negociador.
» Controle e avaliação – É o momento em que, já concluída a negociação e distante do outro negociador, verifica-se o saldo da negociação, os seus pontos positivos e negativos. Refletir sobre o que se passou é bom para não se cometer, futuramente, os mesmos erros. Poucos