sintese do cloreto te-butila
Neste experimento foi realizada a reação de formação do cloreto de t-butila, através da reação do álcool t-butílico e ácido clorídrico, uma reação do tipo Sn1, onde uma parte é lenta e outras partes mais rápidas.A parte lenta é a formação do carbocátion, onde geralmente é a primeira parte. Nesse experimento foi utilizado também o bicarbonato de sódio para reagir com o ácido clorídrico em excesso, para assim formar cloreto de sódio e foi, então,colocado na água para facilitar a sua retirada, em seguida foi adicionado o sulfato de sódio, para tirar o excesso de água, para assim sobrar apenas o material em estudo: o cloreto de t-butia.
2.INTRODUÇÃO:
Uma reação de substituição é um processo no qual um átomo ou um grupo de átomos em uma molécula é substituído por outro.Substituições nucleofílicas (SN) são aquelas em que o grupo que entra fornece um par de elétrons para nova ligação covalente e o grupo que sai leva consigo o par de elétrons da ligação quebrada. A SN pode ocorrer de dois modos: Substituição Nucleofílica Bimolecular e Unimolecular, dependendo da velocidade que um certo haleto de alquila e um nucleófilo reagem. (1)
A Substituição Nucleofílica Bimolecular ocorre através de um mecanismo direto, onde o ataque do nucleófilo (Nu) acontece simultaneamente à saída do grupo abandonar (G), ou seja, a ligação Nu-carbono vai se formando enquanto a ligação carbono-G vai se rompendo. A Substituição Nucleofílica Unimolecular se desenvolve em duas etapas e envolve a participação de um carbocátion como intermediário reativo. Na primeira etapa (lenta), ocorre a ruptura da ligação carbono-G, gerando o carbocátion; na segunda etapa (rápida) a ligação Nu- carbono é formada fornecendo o produto de substituição. (1) Os haletos de alquila podem ser preparados de várias maneiras e por uso de variados reagentes, halogenação direta de alcanos, para as forma direta de cloretos e brometos de alquila possuindo misturas de isômeros, são de difícil separação