Negociação
Local: Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
DINÂMICA: Três grupos, cada um exercendo o papel de prefeito (ou seu representante), associação dos moradores e sindicato dos bares. Para melhor dividir, no caso de turmas grandes, formar quantos grupos de nove alunos forem necessários.
Tarefa dos alunos: analisar e situação sob os seus mais variados ângulos; definir o problema, sob o seu ponto de vista e sob o ponto de vista das duas outras partes; escolher uma estratégia de ação; identificar possíveis interesses comuns; preparar argumentos e imaginar possíveis respostas (dentro de critérios objetivos) para a argumentação das outras partes; realizar a negociação.
1-SITUAÇÃO PROBLEMA:
2-GRUPO 01 / ASSOCIAÇÃO DE MORADORES:
A AMCB-Associação de Moradores do Bairro Cidade Baixa de Porto Alegre, presidida pelo Sr. José de Deus, está executando uma ferrenha campanha de proibição de mesas de bares nas calçadas após as 22:00 horas. O Sr. José possui 58 anos, é um militar aposentado e é uma pessoa honesta e religiosa. Atua em obras beneficentes junto à comunidade do Pão dos Pobres, organiza bailes da melhor idade, etc. Ele tem saudade da década de 70 quando o seu bairro era um local tranqüilo, limpo e seguro. Pessoa carismática e muito influente, ele está trabalhando voluntariamente na associação tentando tornar o seu bairro um local melhor.
Desde a década de 70 o perfil do bairro mudou muito, a sua população triplicou inundada pelos estudantes universitários do interior, os aluguéis acompanharam o crescimento e, de um bairro residencial, passou a ser um bairro de serviços, diversão e vida noturna. A violência e a insegurança cresceram, sendo que vida noturna também atraiu moradores de rua e assaltantes, atraídos pelos brilhos da noite.
Mas o sr. José está alucinado, ELE NÃO TEM MAIS NADA A PERDER, ele não suporta mais a situação atual, ele NÃO ACEITA A MUDANÇA NO PLANO DIRETOR, ele quer o seu bairro