Negociação
É um processo de tomada de decisão conjunta. É comunicação, direta ou implícita, entre indivíduos que estão tentando chegar a um acordo para benefício mútuo. O significado original das palavras é simplesmente fazer negócios, mas negociação é também atividade central na diplomacia, na política, na religião, no direito, e na família. A negociação engloba conversação de controle de armas, a interpretação de textos religiosos e a disputas de guarda de crianças. Todos negociam.
A negociação tem uma grande importância, ou seja, em partes é um processo social básico, utilizado para resolver conflitos. É um processo utilizado quando não existem regras, tradições, métodos racionais ou uma autoridade superior para resolver o conflito.
Ao escolher a negociação, as partes preferem evitar uma batalha de ganha e perde, ou mesmo pôr a perder um relacionamento.
No entanto, uma negociação acontece no momento em que as partes envolvidas estejam dispostas a realizar uma troca, ela acontece o tempo todo em torno deste princípio, de acordo com a regra de que é preciso dar poder antes de receber. O seu ponto chave está na concessão, e na premissa de que ambas as partes devem obter vantagens dela.
Diferentes autores defiram negociação das seguintes formas:
● Negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão. (Cohen, 1980)
● Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes. (Nierenberg, 1981)
● Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. (Fisher e Ury,1985)
● Negociação é um processo de interação potencialmente oportunista, pelo qual duas ou mais partes, com algum conflito aparente, buscam fazer o melhor acordo através de ações decididas conjuntamente ao invés do que poderia ser feito por outras maneiras. (Lax e