O essencial da didatica e o trabalho do professor
1- Trabalho utilizando os referenciais da educação infantil como base para o meu plano anual. Não uso livro didático, mas todos os recursos que a escola dispõe, livros infantis, textos, cadernos, revistas, etc.
2- Não abandonei totalmente o método tradicional, utilizando o que acho positivo e faço uma mescla.
3- A escola foi criada com o objetivo de transmitir conhecimento, ensinar, e também desenvolver todas as potencialidades do aluno através da aprendizagem dos conteúdos. A escola de hoje tem de estar em sintonia com o mundo oferecendo um ensino contextualizado, dinâmico, e se possível informatizado.
4- A escola teve que adaptar-se a estas mudanças, mas não modificar sua essência. Somos seres em continua transformação, então é natural que as instituições se adéqüem as mudanças sociais, econômicas e culturais.
5- As mudanças nem sempre são positivas. O professor precisa acompanhar o desenvolvimento tecnológico, pois os alunos dominam cada vez mais esta tecnologia. Mas o professor precisa manter seu foco, que é o ensino. Nós professores estamos mais sobrecarregados após as mudanças e os alunos mais desinteressados pela aprendizagem em sala, exceto se ela for dinâmica, extiver contextualizada e levá-los a uma reflexão do seu cotidiano.
ENTREVISTA 2
1-
2-
3-
4-
5-
CONCLUSÃO
No método tradicional tudo era muito mecânico, elaborado e seguido a risca, pois no 3º período, o corpo docente da escola dizia que as crianças deveriam sair dali lendo, então utilizava o método tradicional, todos da mesma forma, seguindo o mesmo B+A=BA , algumas vezes fugia um pouco do roteiro por minha conta e risco, mas minhas aventuras pedagógicas sempre traziam bons frutos. Os anos foram passando e nos foi apresentado uma visão construtivista, a princípio, a princípio um monstro de 7 cabeças, pois a maneira como nos foi