Negociação e conflito
PROFº HELMO MIRA
EQUIPE 1
O que é Conflito?
Segundo o Dicionário Aurélio
Oposição de interesses, sentimentos, idéias. Luta. Disputa. Desentendimento. Briga. Confusão. Tumulto. Desordem.
Segundo Wikipédia
O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbam a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. Trata-se de um fenômeno subjetivo, muitas vezes inconsciente ou de difícil percepção. As situações de conflito podem ser resultado da concorrência de respostas incompatíveis, ou seja, um choque de motivos, ou informações desencontradas.
“Onde há Relações Humanas há Conflitos.” Afinal, sem conflitos não há aprendizagem.
Para lidar com os conflitos é necessário não apenas conhecê-los precisamos saber qual a sua amplitude e como estamos preparados para trabalhar com eles.
Segundo Follet (1991, p.290) nós não devemos ter medo do conflito, porém devemos reconhecer que existe um modo destrutivo e um modo construtivo de proceder em tais momentos. Na diferença em se tratar o conflito pode estar o saudável, uma profecia de progresso.
“(...) o conflito não é apenas inevitável, ele representa a natureza das organizações complexas, (...) [Não] significa a ruptura de um sistema intencionalmente cooperativo antes é central ao que uma organização é” (Putnam, 1997 p.148)
Os conflitos surtem efeitos negativos quando desviam a atenção dos envolvidos para objetivos contrários aos reais; quando as vidas dos grupos perdedores habituais tornam-se uma eterna derrota ou ainda quando deixam explícita uma percepção estereotipada das situações.
Desvantagens do conflito 1. Interfere na comunicação entre os indivíduos ou o grupo (atraso nas comunicações); 2. Reduz a coesão do grupo; 3. Conflito pode ser destrutivo e levar ao desmembramento do grupo (c. disfuncional); 4. Realça as diferenças entre