Necessidades e desejos marketing
NECESSIDADE HUMANA É UM ESTADO DE PRIVAÇÃO DE ALGUMA SATISFAÇÃO BÁSICA, QUE PROVOCA A MOTIVAÇÃO PARA CONSUMO, PARA SUPERAR TAL ESTADO.
Podem ser:
Declaradas = o que o cliente diz que quer;
Reais = o que o cliente realmente quer;
Não Declaradas = o que o cliente espera;
O “algo mais” = o que o cliente gostaria;
Secretas = como a sociedade vê o cliente.
DESEJOS SÃO CARÊNCIAS POR SATISFAÇÕES ESPECÍFICAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES (forma específica de suprir a necessidade). SÃO MOLDADOS PELA SOCIEDADE EM QUE SE VIVE.
O cliente pode ter necessidade de produto X, mas deseja o produto Y.
Exemplo: Um televisor de 29’ projeta imagens, mas a LCD projeta status.
A IMPORTANTE DIFERENÇA ENTRE NECESSIDADE E DESEJO
Uma das maiores fontes de sofrimento é a confusão que muitas pessoas fazem entre “necessidades não atendidas” e “desejos não realizados”.
“Necessidades” referem-se a aspectos básicos da condição humana – alimentar-se,. Vestir-se, Ter um lugar para morar, etc. Quando essas necessidades não são atendidas, o ser humano vive numa condição sub-humana e deve lutar, com todas as suas forças, para que essas necessidades sejam atendidas. A determinação das “necessidades” evolui com o passar dos séculos e com a civilização. Pode-se até considerar como “necessidades” do mundo moderno, ter acesso a telefone, à luz elétrica, à educação de qualidade, emprego, etc., necessidades que simplesmente não existiam nas sociedades primitivas ou mesmo rurais dos séculos passados. “Desejos” são manifestações de nossa vontade. Não são necessidades. São desejos. Assim, temos o desejo de um carro novo, de um televisor maior, de um celular que nos permite fotografar. Temos também o desejo de ser promovido, de ter uma sala maior no trabalho, de conquistar maior fatia do mercado, de viajar para o interior ou para o exterior ou para uma bela praia. Isso tudo são “desejos” e não são “necessidades”. Posso controlar meus desejos. Posso mudar meus desejos.