Conceitos de marketing
No Brasil, o conceito de marketing encontra-se, ainda hoje, bastante desfocado. Muitos o associam com a venda de produtos de qualquer modo, mesmo que as pessoas não os desejem. Outros acreditam tratar-se de uma maneira de fazer com que as pessoas comprem o que não precisam, com um dinheiro que não têm.
Muito dessa distorção se deve ao fato de a aplicação do marketing ter ocorrido no Brasil quando ainda tínhamos uma economia composta por monopólios e oligopólios não competitivos (década de 60), em que o governo tinha uma função muito mais de gestão do que de tutela da economia.
Na verdade, ele é fruto de um estudo baseado em diversas ciências (Sociologia, Psicologia, Matemática, Antropologia, Estatística, Filosofia, entre outras), tendo como objetivo conhecer o comportamento das pessoas e, a partir disso, satisfazer às necessidades e desejos de cada uma.
Devido ao aumento da concorrência, a propaganda e promoção de vendas tornaram-se os meios privilegiados pelos quais as organizações fornecem informações sobre elas próprias, sobre os seus serviços, as suas estruturas de preços e os seus canais de distribuição para os diversos clientes reais ou potencias.
Os Gerentes de Marketing necessitam tomar diversas decisões, desde as mais básicas como a cor de uma nova embalagem até a definição de um produto e a estratégia de lançamento deste produto no mercado. Isto sem falar na definição do preço, do público alvo, equipe de vendas, etc.
Estudos recentes têm demonstrado que o ponto-chave para o desempenho lucrativo das empresas é conhecer e satisfazer clientes-alvo com ofertas competitivamente superiores, processo que hoje acontece em um ambiente global, competitivo e de inovações tecnológicas constantes.
CONCEITOS
Marketing é a função da empresa encarregada de definir os objetivos dos clientes e a melhor maneira de satisfazer suas necessidades e desejos, de maneira competitiva e lucrativa.
Uma vez que os consumidores e