Centro cirurgico
CENTRO CIRÚRGICO
Luís Roberto Araújo Fernandes
Por conceito, centro cirúrgico é a unidade hospitalar onde se realizam as intervenções cirúrgicas e é constituído por área onde são concentrados salas, equipamentos e materiais utilizados pela equipe cirúrgica, bem como pelo pessoal responsável pelos serviços auxiliares. Sala cirúrgica constitui um dos componentes do centro cirúrgico, local onde efetivamente se consuma o ato cirúrgico.
Considera-se serviços auxiliares a sala de pré anestesia, o laboratório, o banco de sangue e a recuperação pós-operatória e segundo um grande número de autores, também pertence a esse ambiente cirúrgico o centro de esterilização de materiais. Essa centralização de serviços, através da concentração de equipamentos e pessoal habilitado leva, também, à minimização dos custos.
Apesar de ser considerado o elemento nobre do hospital, em muitos deles não ocorreu uma elaboração e planejamento dentro das normas técnicas e conceitos avançados, já devidamente definidas por várias instituições, como o Committee on Operating Room Enviroment of the American College of Surgeons, ou em nosso meio, através de normas do Governo do Estado de São Paulo. Nos hospitais modernos, o centro cirúrgico é a área que demanda maior atenção de planejamento.
Um dos aspectos fundamentais é quanto ao seu dimensionamento, sendo vários os fatores para esta decisão: número de leitos hospitalares, especialidades hospitalares, número de cirurgias diárias, horário de funcionamento, número de equipes cirúrgicas, complexidade das cirurgias, hospital de ensino, etc.
Em geral, o número de salas cirúrgicas corresponde à 5% do total de leitos cirúrgicos, ou uma sala cirúrgica para cada 50 leitos de um hospital geral. O tamanho ideal da sala cirúrgica vai depender da especialidade a que se destina. Em geral recomenda-se ao redor de 35 metros quadrados, podendo ser pouco menor para oftalmologia e otorrinolaringologia, e pouco maior