Centro Cirurgico
Centro Cirúrgico é um lugar especial dentro do hospital, convenientemente preparado segundo um conjunto de requisitos que o tornam apto à prática da cirurgia.
"O centro cirúrgico é um setor do hospital onde se realizam intervenções cirúrgicas, visando atender a resolução de intercorrências cirúrgicas, por meio da ação de uma equipe integrada”. Nele são realizadas técnicas estéreis para garantir a segurança do cliente quanto ao controle de infecção. Área Irrestrita - os profissionais podem circular livremente por estas áreas com roupas próprias (secretaria, vestiário e corredor de entrada).
Área Semi-restrita – aquela que permite a circulação de pessoal e de modo a não intervir nas rotinas de controle e manutenção da assepsia da área restrita. (expurgo, sala de estar e sala de preparo de material).
Área Restrita - além da roupa própria do centro cirúrgico, devem ser usadas máscaras e gorros conforme normas da unidade e as técnicas assépticas devem ser utilizadas de maneira rigorosa, a fim de diminuir os riscos de infecção (salas de cirurgias, lavabos, sala de recuperação pós-anestésica, sala de depósito, e corredor interno).
A equipe multiprofissional que participa do ato cirúrgico é composta pelo cirurgião, anestesista e equipe de enfermagem (enfermeiro, instrumentador, circulante, técnicos e auxiliares), cabendo a todos, atividades específicas.
É um grupo de profissionais habilitados e capacitados para trabalharem juntos e harmonicamente cada qual dentro de sua esfera de competência, dentro da sala de cirurgia ao longo de todos os procedimentos cirúrgicos
Equipe de Enfermagem
Coordenador de enfermagem;
Enfermeiro;
Técnico e auxiliar de enfermagem;
Escriturário;
Serviçal de limpeza
Do técnico de enfermagem:
Verificar o estado de conservação e funcionamento dos aparelhos;
Responsabilizar-se pela identificação e encaminhamento das peças cirúrgicas;
Desempenhar função de circulante de sala se necessário;
Monitorizar o