Centro cirurgico
A EQUIPE DO CENTRO CIRÚRGICO E O COTIDIANO DE ENFERMAGEM
Embora o centro seja um espaço restrito aos que ali desenvolvem suas atividades específicas, o trabalho nele realizado não é isolado dos demais trabalhos no contexto hospitalar, pois os procedimentos que nele se realizam requerem continuidade, sintonia e estreita articulação com os outros setores e equipes da instituição, a fim de se atingirem os objetivos da melhor forma possível.
Para que se comece a compreender a dinâmica do centro cirúrgico, é importante destacar que sua equipe é composta de: Cirurgiões, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e de cirurgia, instrumentadores cirúrgicos, anestesistas e, em determinados momentos, técnicos de radiologia e de laboratório. Cada um desses profissionais presta cuidados específicos pertinentes à sua área de conhecimento, como Enfermagem e Medicina.
Todos devem ter consciência de suas responsabilidades, competências e limites profissionais, para que possam garantir integridade e segurança ao cliente que está sob seus cuidados.
O código de ética de cada categoria deve ser rigorosamente respeitado, principalmente no tocante à responsabilidade para com o outro, no caso, o cliente. Isso quer dizer que todos são responsáveis pela manutenção do sigilo e pela preservação da privacidade de cada cliente, além da família deste, a qual também deve ser informada sobre os eventos que acontecem na sala de cirurgia.
Ainda em relação aos familiares, deve-se destacar que é fundamental que eles estejam muito bem informados e esclarecidos acerca do quadro do cliente. No entanto, na maioria das vezes, por conta de dor, preocupação e sofrimento, é recomendável que o profissional aja com cautela, repeito, sensibilidade e gentileza ao conversar com os familiares. Muitos profissionais, às vezes, agem com indiferença, frieza e agressividade, algo inaceitável na conduta de quem trabalha na área da