Aula de hardware
Introdução
A memória é todo dispositivo que permite guardar dados a um computador, pode ser permanente ou temporariamente.
Há duas categorias de memórias, a ROM (Read-OnlyMemory), que permite a leitura de dados e não perde informação na ausência de energia e a memória RAM (Random-Access Memory), que permite ao processador a leitura e a gravação de dados e perde informação quando não há alimentação elétrica.
Memórias RAM (Random-Access Memory)
São responsáveis para armazenar informações que estão em uso no computador, assim fazendo com que o acesso seja mais rápido aos dados.
Há dois tipos de tecnologia de memória RAM que são utilizados, estático e dinâmico, SRAM e DRAM, mas há também um tipo mais recente que é chamado de MRAM. * SRAM (Static Random-Access Memory – RAM Estática)
É um tipo mais rápido que as memórias DRAM, possui um preço elevado se considerado o custo por megabyte e armazena menos dados. * DRAM (Static Random-Access Memory – RAM Dinâmica)
Possui uma capacidade alta (podem comportar grande quantidade de dados), tem o preço mais em conta e também costuma ser mais lento, comparado às memórias estáticas. * MRAM (MagnetoresistiveRandom-Access Memory – RAM Magneto-resistiva)
É uma memória semelhante a DRAM, porém é utilizada células magnéticas. Ela consome menor quantidade de energia e é mais rápida para armazenar dados por um tempo mais longo, mesmo sem a energia elétrica, o problema é que a armazenagem é para pouca quantidade de dados e além disso, muito cara.
Os aspectos de funcionamento das Memórias RAM
Memórias DRAM são formadas por chips que contém uma grande quantidade de capacitores e transistores. Os capacitores tem a função de armazenar corretamente elétrica por um certo tempo, já os transistores controla a passagem dessa corrente.
Tem-se um bit 1 se o capacitor estiver armazenamento corrente, caso não, tem-se um bit 0. O problema é que a informação é mantida por um pequeno período, para que não haja perda