Petroleo
INTRODUÇÃO E HISTÓRIA DO PETROLEO
A sociedade atual ou sociedade da informação é extremamente dependente da utilização de petróleo para o seu desenvolvimento. Como se trata de um combustível fóssil e, portanto, de uma fonte de energia não-renovável, suas reservas estão sendo esgotadas gradativamente. Apesar dos sérios impactos causados ao meio ambiente, sua alta viabilidade econômica faz com que ele continue sendo explorado.
No gráfico abaixo podemos observar a produção e o consumo de petróleo no Brasil, mostrando a extrema dependência nacional que possuímos deste combustível.
Fonte: MME
Balanço Energético Nacional
Após a quebra do monopólio da PETROBRÁS surgiram diversos novos “players” atuando na exploração. Criou-se então, em 1998, Agência Nacional do Petróleo, que através do Ministério de Minas e Energia regulamenta todas as atividades de exploração, refino, armazenagem, transporte e consumo de petróleo.
NATUREZA E ORIGEM DO PETROLEO
O Petróleo é uma substância viscosa, mais leve que a água, composta por grandes quantidades de Carbono e Hidrogênio (hidrocarboneto) e quantidades bem menores de Oxigênio, Nitrogênio e Enxofre.
A natureza complexa do Petróleo é resultado de mais de 1200 combinações diferentes de hidrocarbonetos.
Ele pode ocorrer nos estados: * Sólido – Asfalto * Líquido – Óleo cru * Gasoso – Gás natural
O Petróleo é formado pelo processo decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos – ocorrido durante centenas de milhões de anos da história geológica da Terra.
CONDIÇÕES PARA FORMAÇÃO DO PETRÓLEO: * Inicialmente deve haver a matéria orgânica adequada à geração do Petróleo * Este material orgânico deve ser preservado da ação de bactérias aeróbias * O material orgânico depositado não deve ser movimentado por longos períodos * A matéria orgânica em decomposição por bactérias anaeróbias deve sofrer a ação de temperatura e