Desejos e necessidade no marketing
• As necessidades têm uma raiz biológica, mas podem estar condicionadas pelo meio social. O que é considerado necessário num país, pode não ter importância nenhuma noutro.
• Pirâmide de Maslow:
• O marketing atua sobre as necessidades criando produtos para satisfazê-las, portanto deve estar dependente do mercado para detectar as novas necessidades que possam surgir.
DESEJOS:
• Quando a busca da satisfação das necessidades se dirige face a um produto ou serviço específico, estamos a falar de desejo. O desejo é uma motivação com nome próprio.
• O desejo pode afetar só ao nível do produto genérico (por exemplo, o desejo de umas batatas fritas), dirigir-se a uma marca em concreto ou indicar um lugar específico de consumo.
Ciclo básico do Marketing:
Necessidades, desejos e demandas Produtos e serviços Utilidade, valor e satisfação
Troca, transações e relacionamento Mercados Marketing e profissionais de marketing
Para exemplificar o ciclo, aplicando-o a um produto já existente no mercado, optei por analisar o IPhone, celular desenvolvido pela Apple e referência mundial em tecnologia – e, ainda mais, em criação de desejo voltado a um item específico.
O desejo, enquanto motivação em si mesmo, tem raízes na sociedade contemporânea extremamente marcada pela era tecnológica, que impele os consumidores a ansiarem pelos últimos lançamentos ao tempo em que são lançados. Steve Jobs, idealizador da Apple e também do Iphone, soube captar os anseios de uma geração conectada e, assim, criar um produto que atendesse às expectativas dos clientes, ávidos por novidades. Desta forma, é possível identificar o primeiro ciclo, que liga desejos a produtos e, consequentemente, à satisfação do usuário.
Intrinsecamente ligado a isso, é preciso destacar, figuram os mecanismos de relacionamento que possibilitam as relações de troca. O marketing, nesse contexto, viabiliza a exposição dos produtos, analisa as