reino plantae
• Filo Pterophyta (samambaias e avencas);
• Filo Lycophyta (licopódios e selaginelas);
• Filo Sphenophyta (cavalinha);
• Filo Psilotophyta (psilotáceas).
Criptógamas: cripto = escondido e gamae = gametas. Elas são plantas com estruturas produtoras de gametas pouco evidentes, como as samambaias e os musgos.
Fanerógamas: fanero = visíveis. Plantas que possuem estruturas produtoras de gametas bem visíveis, e como desenvolvem sementes são denominadas espermatófitas, como por exemplo, os pinheiros, coqueiros, roseiras, etc.
Estrutura da Planta
Raíz: a raiz fixa a planta no solo, e absorve a água e os sais minerais, conduzindo-os até o caule. Portanto, é essencial para a alimentação. As raízes podem ser subterrâneas, aéreas ou aquáticas.
Caule: o caule sustenta a planta, e conduz a água e os sais minerais retirados do solo pela raiz, até as folhas. O caule pode ser denominado de várias formas dependendo do tipo de planta.
Folhas: são nas folhas que a fotossíntese e a respiração são realizadas. Podem se apresentar de várias formas, lineares, oblíquas, lanceoladas etc. E a distribuição no caule pode ser alternada, composta ou verticulada.
Flores: as flores são responsáveis pela reprodução, e quando ela desabrocha, significa que está pronta para se reproduzir. Porém, não são todas as plantas que possuem flores, portanto se reproduzem de outra maneira.
Fruto: o fruto é o ovário fecundado, que guarda a semente. Os nomes dos grupos de plantas
Briófitas: São organismos eucariontes, pluricelulares, onde apenas os elementos reprodutivos são unicelulares, enquadrando-se no Reino Plantae, como todos os demais grupos de plantas terrestres.
Pteridophyta: As pteridófitas são um grupo de vegetais vasculares sem sementes, com o cormo composto por raiz, caule e folhas. Incluem as samambaias e cavalinhas, entre outras.
Gimnosperma: palavra composta por gimmno, que significa