Natureza e cultura livro REALE, Miguel
Andréia de Oliveira Santos ²
INTRODUÇÃO
Neste trabalho o Capitulo do livro de (Reale, 2010, p. 22 a 30) que fala sobre Natureza e cultura, aborda algo bastante interessante ao falar sobre a natureza, quando surgiu e foi dada por Deus, e como ela vem se modificando a cada dia através de sua cultura, que ao decorrer dos anos o homem vem fazendo um grande papel na sociedade como inventor e isso tem evoluído bastante o planeta.
Podemos, assim, definir a cultura como o conjunto de tudo aquilo o que o homem constrói modificando a natureza. Incluímos no conceito não apenas objetos materiais, mas também objetos espirituais, como comportamentos, crenças e manifestações artísticas.
O que nos foi dado, e o que nos foi construído com uma visão bem clara, focando também a descoberta de algo natural, com muitas pesquisas e grande conhecimento ate se formar outras grandes descobertas, grandes culturas. O homem vem trazendo seu conhecimento desde seu surgimento, sendo assim interferindo no meio da sociedade em que vive.
O DADO E O CONSTRUÍDO
Segundo (REALE, 2010, p. 22) “O homem não apenas existe, mas coexiste, ou seja, vive necessariamente em companhia de outros homens”. Para o autor, o ser humano precisa de alguém ou alguma coisa para socializar e adquirir conhecimentos para suprir suas necessidades. Desde antes de cristo as populações já demonstravam que a cultura andava lado a lado com a natureza ao nosso redor. ________________________________________
¹ Trabalho Acadêmico elaborado em fevereiro 2014, referente ao tema “Natureza e cultura” como requisito para 1ª NPC de Ciência Política do professor Luiz Otavio.
² Aluna do curso de Bacharelado em Direito da turma DN1-029, da Escola Superior Madre Celeste ESMAC, Ananindeua-Pará.
Se há uma realidade físico-natural, o domínio do real, das coisas, do dado, do cru, há também uma realidade humana, cultural ou histórica, a zona do construído, do cozido. Há aquilo que nos é dado pela