precauçõe universais
Estes cuidados devem ser rotineiros com TODOS os pacientes, SEMPRE que houver procedimento que envolva sangue e outros fluidos corpóreos. Estas medidas independem do diagnóstico do paciente, devendo-se considerar todo tipo de fluido corpóreo como potencialmente infectante.
TIPOS DE PRECAUÇÕES UNIVERSAIS
1- Lavagem das Mãos:
- Lavá-las por meio de técnica com água corrente e sabão líquido, e secá-las com papel toalha, antes e após o atendimento com cada paciente.
2- Luvas de procedimento:
- Usar luvas sempre que for entrar em contato com sangue, secreções ou superfícies contaminadas. Trocá-las a cada troca de paciente, ou caso haja necessidade trocá-la durante os procedimentos, por exemplo, quando rasgar.
- Retirando-as toda vez toda vez que sair do Box do paciente ou do local do exame e for manusear “outras coisas”, como por exemplo, pegar uma caneta, atender um telefone, etc.
3- Óculos:
Utilizar Óculos de preferência os que se adaptam bem na face – nariz e olhos (lateral), limpar sempre que necessário e com solução antisséptica. Protege a mucosa ocular contra possíveis gotículas de sangue ou fluidos corpóreos que possam atingi-las.
4- Máscaras:
Devem ser trocada regularmente. Proteger as mucosas nasal e oral do contato com sangue ou secreções. As máscaras devem ser trocadas regularmente após o uso.
5- Gorro:
Proteção dos cabelos, portanto este deve estar todo dentro do gorro, de preferência usar os descartáveis.
6- Avental:
Usar avental de mangas compridas, e em alguns caso por cima deste um outro avental de preferência descartáveis, que deverão ser trocados entre pacientes sempre que necessário.
Portanto os Equipamentos de proteção individuais EPIs são: Gorro, Óculos, Máscara, Luvas de procedimento e Avental.
DESCARTE DE RESÍDUOS
- Devem ser desprezados em sacos conforme o lixo, de acordo com a origem do resíduo.
- O saco ideal para lixo infectante é o de cor branca leitosa, pois tem