Nado Crawl
1 INTRODUÇÃO
As traduções de textos gregos e romanos antigos falam de nadadores que usam movimentos alternados com braços emerso. Durante a Idade Média, a natação desapareceu em toda Europa. Até a segunda metade do século XIX ainda persistia o preconceito contra a natação.
A evolução da braçada do crawl é a história do esforço humano para nadar melhor e mais rápido, melhorando a técnica de natação disponível em cada época.
Na cultura ocidental, foi somente no começo do século XX que a braçada com braços emersos apareceu. Na era moderna, o crawl começou a desenvolver-se pela influência de Alick Wickham, o nativo das Ilhas Salomão britânicas que migrou para
Austrália em 1898. A braçada incomum de Wickham foi percebida pela família Cavill
(professores de natação) que desenvolveram o método no porto de Sydney.
Até 1844, era realizado com uma braçada de peito executado na lateral do corpo com batimentos cruzados de pernas no plano vertical. Os dois braços ficavam submersos durante o tempo todo e as pernas executavam uma ampla batida alternada.
Houve uma evolução das braçadas, mas as pernadas continuavam a realizar movimentos de tesouras. Foi aí que o inglês Frederick Cavill, ao observar indígenas australianos nadando sugeriu a movimentação de pernada no plano vertical e na superfície da água. Assim surgiu o Nado Crawl Australiano.
Partindo do pressuposto de que a respiração é um componente importante do nado crawl, investiga-se o efeito da respiração na braçada do nado crawl, no entanto, percebe-se a necessidade de investigar os efeitos dos padrões de respiração no nado crawl, distinguindo entre os aspectos que conferem consistência, levando em consideração o padrão de coordenação da braçada do nado crawl.
2
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Analisar a influência dos padrões de respiração no nado crawl.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Investigar os efeitos de diferentes padrões respiratórios no nado crawl
Analisar comprimento da braçada do nado crawl
Verificar